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QUALIDADE DO SONO X QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
QUALIDADE DO SONO X QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Por Ana Adeline R. T. Bridi

Médica do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

           Se você acorda pela manhã e tem a sensação de que seu sono não foi reparador e isso está interferindo no seu trabalho, você precisa saber que esta situação é mais comum do que se imagina, afinal, um terço da população brasileira não descansa todas as horas que se julga ser necessário.

          É freqüente entre os trabalhadores brasileiros relato de noites mal-dormidas ou de não conseguirem se adaptar ao trabalho noturno. As conseqüências incluem a insônia, irritabilidade, sonolência, sensação de "ressaca" e mau funcionamento do aparelho digestivo, que levam a longo prazo às doenças relacionadas ao sistema gastro-intestinal e nervoso. São ainda observados efeitos na segurança do trabalho e na qualidade de vida dos trabalhadores e de suas famílias.

            Entre os principais motivos elencados pelos trabalhadores que interferem na qualidade do sono estão: dormir tarde e acordar cedo; o trabalho noturno; problemas financeiros; a instabilidade no emprego; a “dupla jornada de trabalho” mais característica do gênero feminino; a preocupação dos pais com o bem-estar dos filhos que os deixam acordados durante a noite e o estresse do dia a dia.

            A seguir, algumas dicas para uma boa noite de sono:

ü  tente ir para a cama e acordar nos mesmos horários, mesmo durante os finais de semana - isso fará com que seu corpo tenha um “ritmo”;

ü  evite exercícios físicos até 4 horas antes de ir dormir;

ü  evite cafeína e nicotina: os efeitos estimulantes da cafeína encontrada no café, nos refrigerantes à base de cola, chás e chocolates levam até 8 horas para serem metabolizados e expelidos do organismo;

ü  não tire um cochilo após as três da tarde: um cochilo pode melhorar sua performance cognitiva, mas se for muito tarde pode interferir na sua noite de sono, também evite cochilos mais longos que 1 hora;

ü  tome um banho quente antes de ir dormir: uma mudança na temperatura do corpo pode ajudar você a relaxar e adormecer mais rápido, além de relaxar;

ü  organize um ambiente adequado para dormir: tire tudo que possa atrapalhar seu sono, de objetos brilhantes a televisões e computadores;

ü  não fique deitado quando não tiver sono: se você continuar acordado após mais de 20 minutos na cama, levante-se e tente fazer uma atividade relaxante até ficar com sono.

ü  nem todas as pessoas se adaptam ao trabalho noturno, se isso acontecer com você procure ajuda!

            As dificuldades pelas quais passam os trabalhadores e associado a isso as complexas relações entre trabalho e qualidade de vida, chamam a nossa atenção para a reorganização da vida cotidiana, de forma a acomodar o sono e as demais atividades do dia.  Se você continua cansado mesmo após passar o tempo que considera necessário na cama, você pode sofrer de distúrbio do sono. Não deixe de consultar um médico.

 

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